Adicionando Valor ao Cliente Através de Iniciativas Lean

Na indústria de suprimentos existe muita conversa sobre iniciativas Lean a partir da perspectiva dos negócios mas, muitas vezes, não focam no real valor que pode ser adicionado aos clientes. Deve existir um fluxo de iniciativas Lean implementadas nas tecnologias, ativos e departamentos, transformando todo o negócio e não apenas alguns elementos.

As vezes os executivos pensam que podem controlar apenas as coisas internamente (entre as quatro paredes deles), mas é possível mapear fluxos de valor mais amplos, e dessa forma as iniciativas podem ser estendidas para partes externas do negócio. O Mapeamento de Fluxo de Valor é essencial, pois permite identificar etapas que não agregam valor, como a organização, que pode ser realizada junto com uma atividade que gera valor, ex: organize enquanto espera para recarregar a máquina.

Isso é particularmente importante se você estiver trabalhando com produtos que os consumidores dependem diariamente, como seus smartphones, e como resultado, ter um processo que funciona de forma rápida, eficiente e com visibilidade que pode ser um diferencial crucial entre você e seus concorrentes. Quanto mais rápido você puder devolver o dispositivo para as mãos dos consumidores, melhor.

Lean não é um outro programa de redução de custos, mas uma maneira de pensar e agir para toda a organização, ele tem que ser visto como importante por cada membro da companhia. Isso é gradativo e exige disciplina. Uma maneira bem-sucedida de implementar seus benefícios, é introduzir um programa de premiação interna com uma viagem para o exterior como prêmio ao final de cada ano, para a equipe que reduziu o maior tempo de um processo.

A seguir estão três recomendações para o pensamento de longo prazo e para a motivação:

1-      Aborde processos como se você fosse o cliente.

2-      Reconheça se o cliente valorizaria o resultado e pagaria por ele.

3-      Desenvolva como você pode oferecer valor utilizando o mínimo de recurso.

Como sabemos, os princípios fundamentais do Lean focam na eliminação dos sete desperdícios; produção em excesso, processamento desnecessário, estoque desnecessário, transporte, espera, retrabalho e movimentação desnecessária. Estoque desnecessário é um resultado direto da má gestão do processamento e movimentação, a maioria está interligada. Dentro destes sete desperdícios, encontramos constantemente melhores formas de realizar as diferentes atividades que nos mantêm mais competitivos, e isso significa que podemos oferecer um serviço melhor aos nossos clientes e seus consumidores.

As semanas Kaizen também são uma parte importante do processo, porque tendem a envolver todos os funcionários, desde o CEO até o assistente do “chão de fábrica” nas sugestões de melhoria da empresa. A agilidade não poderia ser mais importante. Ser capaz de se adaptar a novos processos e entender a constante necessidade de mudança é primordial para o sucesso e para a entrega otimizada do serviço.

Automação também é fundamental. Transformar trabalhos em processos automatizados leva ao aumento de eficiência. Por exemplo, uma célula de teste totalmente automatizada para smartphones pode reduzir o tempo de teste e diagnóstico em até cinco minutos por dispositivo, uma economia significativa que pode ser repassada aos clientes, e esse apenas em um processo. Os custos de transporte, por exemplo, também podem ser reduzidos significativamente entregando em um local central para retirada ao invés de entregar na residência de cada consumidor.

Um cliente é quatro vezes mais sensível a uma falha de um concorrente por um problema relacionado ao serviço do que por preço ou uma questão relacionada ao produto, de acordo com o analista da marca Bain & Co. É hora dos executivos segurarem as oportunidades nas mãos, para agilizar a logística, reduzir os tempos de resposta e alcançar a satisfação do cliente final.

Na Teleplan, temos ajudado os clientes a reduzir drasticamente os tempos de resposta, melhorar a distribuição das peças e a otimizar os prazos de entrega dos transportes. Tudo resulta em aumento de produtividade e entrega dos dispositivos, nas mãos dos usuários finais, mais rápido. Implementar iniciativas Lean beneficia a todos e incentiva a constante inovação. Aqui estamos, sempre adicionando valor e elevando o nível.

Link do artigo: https://the-lmj.com/2016/08/adding-customer-value-through-lean-initiatives

Tradução: Guilherme Diniz

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