Equipe

Kamada_resizeSergio Kamada - Diretor Executivo

Sócio Diretor da SK Assessoria Empresarial Ltda, empresa destinada a disseminação do Lean Manufacturing através de treinamentos e apoios em empresas.

Formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie.

Atuou na Toyota do Brasil durante 13 anos como Chefe da Engenharia e Produção, com destacado desempenho na implementação dos conceitos enxutos em linhas produtivas, ferramentas da Qualidade Total e Programa 5S.

Recebeu treinamento técnico na Toyota Motors Corporation do Japão por 2 anos, para aprimoramento sobre o TPS (Toyota Production System), e responsável pelo atendimento a todas as plantas “overseas”, dando apoio técnico e treinamento aos engenheiros na resolução dos problemas ligados às áreas produtivas.

Diretor Executivo da Kaizen House Consultoria (2011~2019).

Projetos Lean desenvolvidos em empresas: Grupo Saint Gobain (Sekurit-SCS/SP, Sekurit-Mauá/SP, Abrasivos-Vinhedo/SP, Abrasivos-Caieiras/SP, Abrasivos-Paulista/PE, Abrasivos-Igarassu/PE, Brasilit-Capivari/SP, Brasilit-Jacareí/SP, Brasilit-Recife/PE, Quartzolit-Jandira/SP, Isover-Santo Amaro/SP, Fundição-Itaúna/MG, Santa Marina-Canoas/RS); Grupo Fiat (Fiat Powertrain-Betim/MG); Sabó (Planta da Lapa/SP e Mogi-Mirim/SP); Benteler (Planta de Campinas/SP e Porto Real/RJ); Grupo Cedro Cachoeira e Companhia Santo Antônio (Plantas de Sete Lagoas/MG, Caetanópolis/MG, Pirapora/MG, e Contagem/MG); Tyco Eletronics (Planta de Bragança Paulista/SP); Bombril (Plantas de SBC e Abreu e Lima/PE); BRF – Brazil Foods (Plantas de Marau/RS e Chapecó/SC); Max Gear (Planta de Bragança Paulista/SP); Docol (Planta de Joinville/SC); Termotécnica (Planta de Sumaré/SC); IBBL (Planta de Itu/SP); Itaim Iluminação (Planta de Embu/SP); Mercedes Benz (Planta de SBC/SP); BGH Serviços (Planta de Alphaville/SP); Deca Metais Sanitários (Planta de Jundiaí/SP e Lapa/SP); Melhoramentos Florestal (Planta de Camanducaia/MG e Caieiras/SP); Hospital Unimed (Unidade Volta Redonda/RJ); Deca Metais (Plantas de Jundiai/SP e Lapa/SP); Liebherr Aerospace Brasil (Planta de Guaratinguetá/SP); Hydra Corona (Planta de Aracaju/SE); Imbera Cooling (Planta de Itu/SP).

Outros: Tupy-Mauá/SP, Embraer-SJC/SP, ZF Sachs-SBC/SP, Peugeot-Porto Real/RJ, IMPSA-Cabo de Santo Agostinho/PE, Dana-Gravataí/RS, Jost-Caxias do Sul/RS, Parker Haniffin-Cachoeirinha/RS, Parker Haniffin-SBC/SP, Portobello-Tijucas/SC, Bosch-Campinas/SP, Mahle-Itajubá/MG, Cromex-Sto Amaro/SP, Thyssen Krupp-Cpo Limpo/SP, Gillette-Manaus/AM, Volkswagen-Taubaté/SP, Trane-Araucária/PR, Arteb-SBC/SP,  Fresenius-Jaguaríuna/SP, GEA-Jaguaríuna/SP, Sabie-São Paulo/SP, Correios-São Paulo/SP, Akzo Nobel-Diadema/SP, Cemec-Fortaleza/CE.Divisor

DiogoDiogo Kosaka – Diretor de Projetos

Sócio Diretor da DGK Educação & Treinamento Ltda, empresa especializada em consultoria e treinamento de Lean Thinking & Manufacturing. Engenheiro Mecânico Automobilístico pela FEI.

Gerente de Projetos e Instrutor de treinamentos do Lean Institute Brasil. Tem participado na difusão e implementação Lean em diversas empresas no Brasil. Atualmente, atuando nas áreas de bens de consumo, equipamentos médicos, indústria têxtil, serviços, autopeças, indústria farmacêutica, construção civil, entre outras. Trabalha com as ferramentas da filosofia Lean há 7 anos.

Gerente de Projetos da Kaizen House Consultoria (2011~2017).
Diretor de Projetos da Kaizen House Consultoria (2018~2019).

Projetos Lean desenvolvidos em empresas: BGH do Brasil (São Paulo/SP); Mercedes Benz (Planta de SBC/SP); Grupo Cedro Cachoeira e Companhia Santo Antônio (Caetanópolis/MG); Sinter Futura (Monte Mor/SP); Bombril (SBC/SP); Nipro (Sorocaba/SP); Dabi Atlante (Ribeirão Preto/SP); Cooperativa de reciclagem (Campinas/SP); Estrela (Curitiba/PR); Parker Hannifin (São Paulo/SP); Embraer (São José dos Campos/SP); Crown (Jundiaí/SP); Mangels (SBC/SP); Cromex (São Paulo/SP); Abbot (Rio de Janeiro/RJ); B.Braun (São Gonçalo/RJ); Sandoz (SP); Mann (Porto Real/RJ); Volkswagen (Taubaté/SP); PSA Peugeot Citroen (Porto Real/RJ); Jacto (Marília/SP); Sabó (Planta da Lapa/SP e Mogi-Mirim/SP); Benteler (Planta de Campinas/SP e Porto Real/RJ); Tyco Eletronics (Planta de Bragança Paulista/SP); Itaim Iluminação (Planta de Embu/SP); Grupo Saint Gobain (Quartzolit-Jandira/SP); Fresenius Medical Care (Jaguariúna/SP); BGH – Serviços (Planta de Alphaville/SP); Deca Metais Sanitários (Planta de Jundiai/SP e Lapa/SP); Melhoramentos Florestal (Planta de Camanducaia/MG e Caieiras/SP); Hospital Unimed (Unidade VoltaRedonda/RJ); Sodexo (Unidade de Barueri/SP).Divisor

RubinaldoRubinaldo Lopes Freitas – Senior Advisor

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FSA, Pós graduado em Operações Industriais e Serviços pela USCS-IMES com MBA em Gestão de Negócios Automotivos pela FEI.

Certificado pela Fundação Vanzollini como Auditor Interno das Normas ISO 90001 e 14000 e Especialista em Círculos de Kaizen pela Toyota Motor Company (TMC-Japão).

Adquiriu experiência em importantes empresas como Toyota do Brasil, Robrasa Rothe Erde (Thyssen), Metagal Industria e Comércio, Máquinas Piratininga (Grupo Delga), Noma do Brasil, tendo a oportunidade de reorganizar subsistemas de Recursos Humanos e Planejamento Corporativo, desenvolver e implementar sistemas de Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri), ferramentas de gestão participativa (Kaizen, 5S, Plano de Sugestão), criar programas de desenvolvimento para liderança. Participou ativamente do processo de modernização  da planta da Toyota em SBCampo e startup da planta do Corolla em Indaiatuba/SP, tendo adquirido forte visão de processos e foco em resultados.Divisor

bulaWaldemir Bulla – Senior Advisor

Conselheiro de Administração Certificado e Membro da Comissão de Gerenciamento de Riscos do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Mais de 30 anos de experiência apoiando empresas no aprimoramento das práticas de Governança Corporativa (ex: Auditoria Interna, Gerenciamento de Riscos e Compliance) e Gestão Empresarial.
Ocupou posição de liderança, em organizações mundiais de Auditoria e Consultoria (Arthur Andersen, E&Y, Protiviti e Deloitte).

Reconhecido no mercado como um dos pioneiros no desenvolvimento e consolidação das práticas de Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Compliance no Brasil (mais de 200 empresas atendidas nos mais variados segmentos e porte de indústria). Desenvolve projetos com foco na proposição de “resultados tangíveis”, justificando plenamente o investimento realizado pela empresa. Contribui periodicamente com palestras, seminários e publicação de artigos na sua área de especialização (ex.: Valor Econômico, DCI, RI Magazine IBGC, ANEFAC, Capital Aberto, Sebrae, CONBRAI, Senado Federal, OAB).

Contribuiu para atualização da última versão do “Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa” do IBGC.Divisor

rodrigoRodrigo Aquino – Head of Lean Transformation

MBA em Engenharia de Software pela USP e Bacharel em Ciência da Computação pela PUC-SP. Atualmente trabalho como Head of Lean Transformation na Kaizen House/Lean IT.

Atuou 8 anos no Lean Institute Brasil exercendo cargo de Gerente de TI e Especialista Lean, atuando também como agente de mudança em empresas de diversos segmentos. Trabalhou na ICEC (Coordenador Web), Totvs (Líder de Projeto), Wunderman (Gerente de Tecnologia Web) e Petrobrás (Analista de Sistema).

Atuou na USP na área de UX, analisando/excluindo e criando regras heurísticas de usabilidade para WebSites (auxiliando o PoupaTempo e sistemas bancários). Responsável pela revisão técnica do primeiro livro de Lean TI lançado no Brasil (TI Lean – Capacitando e Sustentando sua Transformação Lean), revisor dos termos técnicos do livro Liderar com Respeito e autor do livro: WPage – Padronizando o desenvolvimento de Web Sites.Divisor

kojimaRodrigo Kojima – Gerente Comercial

Graduação em Educação Física e Esporte – USP

Atuação como Diretor Geral na empresa Lipow Ltda, respondendo pela produção de implementos agrícolas 

Gestor Comercial na Flash Suprimentos Médicos Ltda para importação e distribuição de produtos e equipamentos médico-hospitalares.

Gestor Comercial na Paramount Bed Comércio de Equipamentos Médicos Ltda e na CLI Kosato Ltda  para comercialização de produtos médicos e hospitalar japoneses.

Diretor de Vendas na Mafes Implementos Agrícolas Ltda.
Gerente Comercial da Kaizen House Consultoria para o agronegócio.hr
Guilherme DinizGuilherme Diniz – Gerente de Projetos

Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI.

Gerente de Projetos e Instrutor de treinamentos da Kaizen House.

Trabalhou na Empresa Deca Metais, que tem uma forte aplicação dos conceitos Lean. Atuou na gerência de confiabilidade e desenvolvimento de produto. No Itaú, na gerência de planejamento e gestão de projetos.

Especialista em Processos Administrativos com forte atuação em empresas dos segmentos de Serviços e áreas Comercial, Financeiro, RH, Processos, Qualidade, Projetos e outros, atuando e gerenciando miniequipes de trabalho.

Atualmente se dedica a projetos de consultoria nas áreas industriais e principalmente administrativas, apoiando as empresas na implementação da Filosofia Lean.hrWhatsApp Image 2019-09-23 at 07.50.16Eduardo Yoshihara – Consultor

Graduado em Engenharia Mecânica Plena pela Unesp -  Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Atuou na Toyota do Brasil por mais de 29 anos nas áreas de engenharia de produção, produção, meio ambiente e facilidades & utilidades (manutenção de planta + fornecimento de energias).

Recebeu treinamentos por mais de 2 anos na Toyota Motor Corporation – Japão.hr

giulianoGiuliano Marodin – Consultor

Sócio Gerente da Kybernetics Consultoria e Coordenador Região Sul do Lean Institute Brasil.

Professor no projeto de Capacitação em Produção Enxuta e nos cursos de Especialização em Engenharia de Produção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP / UFRGS) desde 2006.

Doutorando e Mestre em Engenharia de Produção no PPGEP/UFRGS. Foi Professor da Escola de Administração da UFRGS. Desde 2001 participa e coordena projetos de consultoria, implantação e capacitação nas áreas de Lean Manufacturing e Gestão de Operações (organização da produção, planejamento e controle de produção e logística).

Dentre os projetos, destacam-se as empresas: Amantino Inox, Araupel S.A., Balanças Saturno, Boito, Brasil Foods (Perdigão e Sadia), Cemar Legrand, EBCT – Correios, Dana do Brasil, ECS do Brasil, Electo Aço Altona, ER Amantino, Fluid Management, Gestamp, Grupo Fockink, Jost Sistemas Automotivos, Metalúrgica Maia, Móveis Matrezan, Parker Hannifin, Petroflex, Philip Morris, SBS Engenharia, Souza Cruz, Stihl Ferramentas Motorizadas, Suspensys, Whirlpool (Brastemp e Cônsul) e Yara Fertilizantes.Divisor

Wagner
Wagner Vogado – Consultor

Consultor de processos industriais da WPV Consultoria Industrial que atua na regularização, estabilização, padronização, treinamento e modernização de processos de fabricação para aumento da produtividade e redução dos custos com perdas.

Atua em clientes dos setores de aquecimento elétrico, metalurgia e materiais para construção civil.

Trabalhou na Duratex Divisão Deca Metais durante 28 anos passando pelos departamentos de Processos (engenheiro), Produção (supervisor), Tecnologia e Expansão Industrial (gerente) e Desenvolvimento de Processos (gerente). O campo de atuação foi na implementação de novos produtos, novos processos produtivos, novos equipamentos e automações, bem, como na resolução de problemas de estabilização e padronização para maximizar resultados industriais. Também desempenhou papel de gestor da conta de materiais proporcionais, juntamente com equipe da Falconi, para redução de desperdícios.

Possui experiência em processos industriais de fabricação de componentes e produtos para segmento da construção civil e sistemas de segurança em função de visitas para trocas de know-how com empresas dos Estados Unidos, México, Argentina, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bulgária, Polônia, Vietnã, Tailândia e China.

Formação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Mackenzie com especialização em Administração de Empresas (FAAP) e Finanças para Engenheiros (Escola Negócios Saint Paul Business).hr

edgarEdgar Bull – Consultor

Engenheiro Civil pela Universidade de São Paulo (Poli-USP), Engenheiro de Segurança do Trabalho e Perito Judicial.

Especialista Lean em atividades relacionadas a segurança.

Sócio da empresa METRA – Medicina e Assessoria em Segurança do Trabalho, parceira nos serviços de Medicina e Engenharia há mais de 20 anos de diversas empresas privadas, públicas (Prefeitura de São Paulo e Governo Estadual) e autarquias dos ramos de metalurgia, construção civil, transportes, hospitais, publicidade, lojas, automobilístico, saneamento básico, alimentício entre outros .

Perito assistente técnico de empresas em processos trabalhistas voltados para as áreas de segurança, higiene e saúde ocupacional . Atualmente é consultor e palestrante na área da Engenharia e Segurança do Trabalho.hr

Dra. angela M.F. Arbach_resizeDra. Ângela M.F. Arbach - Consultora

Formada pela Faculdade de Medicina de Vassouras, com pós-graduação em Administração Hospitalar, MBA  Executivo em Saúde pela FGV, MBA em Auditoria Médica, MBA em Gestão da Qualidade e Auditor Interno da norma ISO 9001.

Médica oftalmologista com 35 anos de experiência na especialidade. Atuou como médica auditora de contas médicas em plano de saúde. No Hospital UNIMED Volta Redonda, implementou o departamento de Controle de Qualidade, realizou o mapeamento dos processos, conduziu todo o processo de Certificação ONA e atuou na implementação da Filosofia Lean.

Atualmente exerce atividades de auditoria das Certificações da Qualidade e Lean na área da saúde.hr

MarcusMarcus Vinícius S. Laffitte – Consultor 

Enfermeiro gestor de unidades e centros de diagnóstico por imagem, professor universitário em curso de graduação e pós graduação em Enfermagem. Consultor em gestão hospitalar.

MBA em Gestão de Unidades de Saúde, Especialista em Unidades de Terapia Intensiva. Graduando em Medicina.

Participante da construção do maior hospital privado da região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, durante 6 anos gerenciou o centro de diagnostico por imagem deste hospital, hoje dedica-se a faculdade de medicina bem como aos projetos de consultoria lean e docência.hr

215a0662-4ce4-49ad-b524-cc82993f1107 (1) (1) (1)Adriano Cícero – Consultor

Engenheiro Industrial pela USF. Carreira profissional de 13 anos de experiências, atuou em indústriais: metalúrgica, plástica, serviços e office para aumentar o desempenho das organizações através da melhoria contínua dos processos e negócios.

Atuou como analista de processos industriais e supervisão produtiva na Deca Metais Sanitários.hr

diegoDiego Lo Sciuto – Consultor

Engenheiro mecânico com experiência Lean Manufacturing aplicações nas áreas de projeto e fabricação de componentes para aplicação bélica, embalagens flexíveis e equipamentos de refrigeração industrial.

Possui conhecimento em Planejamento e Controle da Produção (PCP), Kanban, TWI (Training Within Industry Service), DTO (Diagnósticos de Trabalho), 5s, 5W2H, PDCA, SDCA, Ishikawa.

Atuou utilizando ferramentas de produtividade de engenharia, simulação em computador e programação CNC de equipamentos 3 eixos para execução de projetos de engenharia mecânica.hr

MazzoGuilherme Mazzo – Consultor

Formado em Engenharia de Produção na Faculdade Uniban.

Atuou na empresa White Martins Gases Industriais nas áreas administrativas na padronização, atualização, renovação e obtenção de licenças, documentações e certidões, participação e controle em Licitações Públicas e Privadas pela empresa.hr

FelipeFelipe Futigami – Consultor

Formado em Administração de Empresas na Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU.

Atuou como analista financeiro em áreas de contas a pagar, crédito e cobrança, tesouraria, contabilidade, negociação e renegociação com clientes e fornecedores.

Experiência com os sistemas TOTVS e SAP.hr

JulianaJuliana Mieki – Trainee

Graduanda em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do ABC – UFABC.